terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Casa dos Pastorinhos e Valinhos

Ao lado do Santuário de Fátima (na parte norte e também na parte sul) se encontra um ponto de trenzinhos, chamados de mini-comboios, que te levam para conhecer os lugares históricos da cidade.

Você compra o passeio e pode saltar para ver os lugares, e depois voltar e pegar outro trenzinho, enfim.... pode subir e descer à vontade do trem.

Uma parada é em Aljustrel, segue a pé para Valinhos/Loca do Anjo, a outra foi na igreja onde Lúcia foi batizada. Depois o trenzinho retorna te deixando ao lado do Santuário.
O bilhete custou 3,50 euros.

Tomamos o trenzinho ao lado do Santuário e ele nos deixou em Aljustrel (freguesia de Fátima, a uns 2km) lugar onde moravam os pastorinhos e a 500 metros desse lugar fica Valinhos. Nesses lugares ocorreram também as aparições.



Aljustrel é uma das aldeias mais antigas de Fátima, aí nasceram e viveram os três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

Relembrando...no dia 13 de maio de 1917 Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria, onde foi construído seu Santuário.

Ela pediu aos pastorinhos que retornassem lá todo o dia 13 durante os próximos 5 meses.

Irmã Lúcia contou que antes de Nossa Senhora lhes aparecer em 1917, um anjo apareceu a eles em 1916 por 3 vezes (duas vezes apareceu na Loca do Cabeço e a outra vez foi junto ao poço do quintal da casa de Lúcia).

Visitamos primeiramente a casa de Lúcia, vimos o quarto dela e de sua irmã Carolina, tudo muito simples e, apesar do amplo terreno que eles tinham, a casa possuía cômodos pequenos.

A primeira aparição se deu na primavera de 1916 na Loca do Cabeço, em Valinhos, disse o Anjo: "Não temais! Sou o Anjo da Paz, orai comigo." O lugar também é chamado Loca do Anjo foi onde se deu a primeira e a terceira aparição dele.

As crianças ajoelharam-se junto com o anjo e repetiram o que ele disse: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam".

Repetiram 3 vezes e depois o anjo lhes disse: "Orai assim. Os corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas", e desapareceu.

A segunda aparição do Anjo se deu no verão no Poço do Arneiro, Poço do Anjo, no quintal da casa de Lúcia,




Junto ao poço encontramos a sobrinha de Lúcia, Dona Maria dos Anjos sentada, estava a rezar.







As crianças estavam junto ao poço quando o anjo novamente lhes apareceu e disse-lhes:"Que fazeis? Orai!Orai muito! Os corações de Jesus e Maria tem sobre vos desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios"

Lúcia perguntou ao anjo: "como havemos de sacrificar?"
O Anjo respondeu: "De tudo o que puderes oferecei um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí assim sobre vossa pátria a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar".

A terceira aparição se deu no outono novamente na Loca do Cabeço.

O Anjo lhes apareceu trazendo na mão um cálix e sobre ele uma hóstia, da qual caiam dentro do cálix algumas gotas de sangue. Deixando o cálix e a hóstia suspensos no ar, prostrou-se em terra e repetiu 3 vezes a oração:

"Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo corpo, sangue e alma e divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios, e indiferenças com que ele mesmo é ofendido, e pelos méritos infinitos do seu Santíssimo coração e do coração imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores".

Depois o anjo levantou e deu a hóstia à Lúcia e o cálix ao Francisco e à Jacinta dizendo ao mesmo tempo: "Tomai e bebei o corpo e o sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus".

Depois se prostrou em terra e repetiu 3 vezes a mesma oração que havia feito anteriormente e desapareceu.

Em Valinhos, no dia 19 de agosto de 1917, Nossa Senhora apareceu pela quarta vez aos pastorinhos de Aljustrel. O lugar da aparição está assinalado pelo nicho onde os devotos queimam vela.

Ali havia uma pequena carrasqueira sobre a qual Nossa Senhora apareceu.






A irmã Lúcia narra o acontecido assim:
...Entretanto vi com o Francisco o reflexo da luz a que chamávamos relâmpago; e chegada a Jacinta, um instante depois, vimos Nossa Senhora sobre a carrasqueira:

_ Que é que Vossemecé me quer?
_ Quero que continueis a ir a Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês farei o milagre para que todos acreditem._ Que é que Vossemecé quer que se faça ao dinheiro que o povo deixa na Cova da Iria?
_ Façam dois andores: um leva-o tu com a Jacinta e mais duas meninas vestidas de branco, o outro que o leve o Francisco com mais três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário e o que sobrar é para ajuda de uma capela que hão de mandar fazer.
_ Queria pedir-lhe a cura de alguns doentes.
_ Sim, alguns curarei durante o ano.

E tomando um aspecto mais triste...

_ Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas.
E como de costume começou a elevar-se ao nascente.

Bem próximo à casa de Lúcia está a casa de Francisco e Jacinta.

Mais abaixo está a foto do quarto de Francisco onde ele faleceu em 1919.





Existem uma infinidade de lojas vendendo artigos religiosos, uma ao lado da outra.

Próximo à casa de Lúcia tem o Museu de Aljustrel, é um lugar que conta como viviam as pessoas daquela aldeia e demonstra o seu trabalho no campo e no pastoreio.

A casa é do séc. XVII, pertencia à madrinha de batismo de Lúcia, Maria Rosa que era filha de José Pedro Marto.

Depois pegamos o trenzinho novamente e ele nos levou até à Igreja Paroquial, onde pudemos ver a pia batismal na qual os três pastorinhos foram batizados.







Ao final há vídeos dos locais visitados:
1) da casa de Lúcia/Poço do Arneiro
2) da casa de Francisco e Jacinta
3) Loca do Anjo

FOTOS DA CASA DE LÚCIA

FOTOS DA CASA DE FRANCISCO E JACINTA
FOTOS DO MUSEU DE ALJUSTREL
FOTOS DA IGREJA PAROQUIAL











2 comentários:

  1. Parabéns! pelo blog, gostei bastante! me ajudou a planejar a minha viagem a Fatima, no próximo 13 de maio. Abraço
    (ah, eu também moro em Manaus, mas no momento estou fazendo um intercambio na Europa por um ano)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gustavo! Fico feliz em ter ajudado! Que maravilha um ano na Europa! Parabéns!

    ResponderExcluir

O que achou? Comente!